Vaticano

Vaticano, viajando para a sede da Igreja Católica

Compartilhe

Conhecer a santa sé, ver o papa e andar nas histórias ruas do Vaticano. Um sonho dividido entre os mais fervorosos católicos e todos os interessados em um dos pedaços de história mais importantes.

A Santa fé é o Vaticano?

 

A Santa Sé, ou Sancta Sedes, em original no latim é a representação oficial do governo central da igreja católica. Liderada atualmente pelo Papa Francisco, a Sé Apostólica é uma entidade distinta e independente do Vaticano.

 

O Estado da Cidade do Vaticano é tem uma identidade própria como a localização e cidade estado. O responsável pelo direito internacional é a própria Santa Sé.

 

As relações, acordos diplomáticos e relações entre os estados soberanos são feitas pela Santa Sé.

 

O Vaticano é um território sobre o qual a Santa Sé tem a soberania.

 

A Nunciatura Apostólica é o nome dado para as representações diplomáticas existentes no mundo. O diplomata se chama Embaixador Papal ou Núncio Papal.

 

A função é exercida no Brasil pelo Italiano Giovanni d’Aniello, que assumiu em 10 de fevereiro de 2012, por indicação do Papa Bento XVI.

 

Caso seja um momento de Sé Vacante, quando ocorre a vacância do cargo de papa por renúncia ou morte, a Santa Sé é governada pelo Colégio Cardinalício

O Estado do Vaticano

O Vaticano, ou Cidade do Vaticano, como já explicamos, é um território sobre o qual a Santa Sé tem a soberania.

 

Uma cidade-Estado soberana, dentro do enclave dentro da cidade de Roma. Composta por 44 hectares, a cidade-Estado não tem acesso ao mar, e 800 habitantes fixos, é o menor território administrado do mundo.

 

A situação mais curiosa é a da emissão de cidadania.

 

Com uma população variada, mas essencialmente italiana, o Vaticano não emite muitos passaportes, apenas os moradores permanentes têm direito à este passaporte. Os vistos nunca são originais, e todos os cidadãos têm sua cidadania por decreto.

Horários e dias importantes no Vaticano

 

Feriados na Cidade do Vaticano são idênticos aos dias sagrados da Igreja Católica, junto com alguns feriados seculares.

 

O dia Primeiro de Janeiro é comemorado o Ano Novo e o dia de Maria. Em seguida o dia 6 de Janeiro é comemorado o dia dos Reis. Em 11 de Fevereiro é dia de Nossa Senhora de Lourdes.

 

Dia primeiro de Maio é também um feriado de homenagem à São José Operário, além do dia do trabalho secular. Em 29 de Junho temos dia de São Pedro e São Paulo. Em 15 de Agosto, temos  o dia da Ascenção de Maria. Inclusive, grande parte do Vaticano fecha também no dia anterior, 14 de Agosto.

 

Dia 1º de Novembro é o dia de todos os Santos.

 

Por último, existem 2 feriados importantíssimos que são a Páscoa e o Natal. Sendo na Páscoa, o dia que Jesus ascendeu aos céus, e Natal, o dia do nascimento.

 

Sempre teremos o Natal no dia 25 de Dezembro, mas a páscoa varia de ano para ano. Entre 22 de Março e 25 de Abril. Alguns feriados e dias santos caem de acordo com a Páscoa. A Quinta e a Sexta-Feira Santa o Domingo de Ramos (último domingo antes da páscoa), além de outros.

 

Essas notas são importantes pois estes dias os museus estão fechados.

 

Não se esqueça de saber bastante sobre os destinos ali próximos

O Vaticano se situa dentro da Itália, então é uma ótima idéia saber mais sobre a Bota! 

A P2P tem voos para a Itália, compare os preços e veja sobre as vantagens!