Turismo adaptado: recebendo turistas sem restrição

Compartilhe

Viajar é um dos maiores prazeres da vida, e sempre estamos discutindo a próxima viagem. Seja ela uma ida à praia, ou uma saída para destinos históricos, estamos sempre pensando na próxima parada.

Um dos temas que não abordamos constantemente é sobre o turismo adaptado, em que pessoas com deficiências físicas e mentais.

Cadeirantes, cegos, surdos e outros portadores de necessidades especiais viajam cada vez mais no Brasil, empresas e destinos se preparam para a chegada destes turistas.

Locais para turismo adaptado

 

Arena Palmeiras, São Paulo.

O primeiro estádio do Brasil com qualificação para deficientes

 

Futebol e deficiências físicas não são excludentes, e muitos torcedores não podem realizar o sonho de ir ver seu time jogar. A Arena Palmeiras, ao menos, recebeu um selo de qualificação do Guiaderodas, considerando a arena adequada para acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.

A Arena é o primeiro a receber a recomendação no Brasil, com o objetivo de atender os visitantes que possuem restrição de mobilidade. Outros estádios no mundo tem qualificações similares na França, Espanha e Itália.

Blumenal/SC

O projeto Montanha para todos, da Target Aventura, é um projeto ótimo para quem gosta de montanhismo e contato com a natureza, pois o seu projeto tem como principal idéia o turismo adaptado.

O projeto deles é levar pessoas à dois locais, o Parque São Francisco, no centro da cidade, como um passeio mais leve, e o Parque Ecológico Spitzkopf, que é mais pesado, mas tem uma linda vista no topo do terreno montanhoso

Usando de cadeiras Julietti, que são cadeiras especiais para que muitas pessoas possam usufruir destes momentos únicos, com as trilhas e montanhas.

Morgan’s inspiration Island – San Antonio, nos Estados Unidos

Morgan’s Inspiration Island/Reprodução

 

A Morgan’s Inspiration Island, que é o primeiro párque aquático do mundo, foi desenhado especialmente para aqueles com deficiências físicas. Além disso, todos visitantes com deficiências ganham uma entrada grátis.

O Parque, aberto em 2010 em San Antonio, nos EUA, foi aberto em 2010, com os donos, Gordon e Maggie Hartman chamando-os em homenagem a sua filha, Morgan.

O parque contém além dos preços especiais, cadeiras especiais adaptadas para a água! Quem chegar cedo encontra cadeiras a prova d’água impulsionadas com ar!

A idéia não é separar, mas sim um parque inclusivo para todos curtirem juntos!

Existem vários países que já são mais bem adaptados para receber pessoas com deficiências, como é o caso da França!

Blogs e Referências

Existem uma boa dúzia de referências na internet sobre turismo adaptado, mas no brasil a grande referência é o Ricardo Shimosakai, que após ser baleado durante um sequestro-relâmpago, ficou paraplégico, mas usa a tragédia como oportunidade, e criou o blog Turismo Adaptado, que é a grande referência hoje!

O trabalho deles é em buscar acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no turismo. O Ricardo é palestrante também, e tenta sempre disponibilizar um pouco de conhecimento para quem precisa.

E você? Pra onde quer ir? Vem comprar a passagem da próxima aventura com a gente!