retiros espirituais

3 Destinos para quem busca retiros espirituais no Brasil

Compartilhe

A busca de retiros espirituais é uma atividade que atrai cada vez mais brasileiros.

Buscam a renovação e recuperação mental e espiritual. Dentre as atividades, meditação, alongamento e um foco geral no bem-estar.

Existem hoje diversos locais e até mesmo hotéis que se focam nas distintas formas de leitura espirituais.

Lembre-se que cada um dos locais podem ter formas distintas de espiritualização, como budistas, católicas ou seguirem um tipo específico de yoga. Sempre tente entender quais dos retiros espirituais você está indo, ou vá com as idéias abertas.

Algumas dicas para quem está buscando seu retiro espiritual:

  • Por serem inspirados em princípios budistas, os locais, em geral, tem dietas vegetarianas, ovtolactovegetarianas, ou raramente frugívera ou crugívera (frutas, nozes e alimentos não-cozidos);
  • Vá com tempo. Alguns destinos têm programas de 5 dias, ou mais. Se tiver como, fique uma ou duas semanas;
  • A rotina pode ser rigorosa. Monastérios e templos exigem de seus convidados seguirem as rotina de seus monges. De comida até o horário de acordar;
  • Alguns locais não autorizam comidas, bebidas, falar ou ler nada que não seja relacionado ao retiro. Álcool e Música alta dificilmente são autorizados;
  • Alguns retiros são feitos em hotéis, com turismo pelas cidades. São sempre opções mais fáceis de achar, com diversas turmas e níveis de dificuldade;
  • Alguns lugares terão alojamentos e condições mínimas para hospedagem, outros acontecerão em hotéis de alto nível nas cidades. Novamente, procure o que é melhor para seu bolso e para sua idéia de retiros espirituais.

Realmente tenho sempre que enfatizar. Leia os sites com atenção. Alguns destinos só atendem público geral em alguns períodos, outros funcionam o tempo todo. Também não é incomum o pedido de reserva.

3 Destinos no brasil para quem procura retiros espirituais

1 – Krishna Shaktí Ashram

 

Visão Geral:

Em Campos do Jordão, próximo da Serra da Mantiqueira, o Ashram Krishna Shaktí está localizado num local com muito ar puro e natureza. Dentre suas facilidades, tanques de água mineral, salas de massagem com lareira, sala de Yoga, templo de meditação e sala de leitura. Com redes coloridas e espreguiçadeiras espalhadas em todo o local, o ambiente é perfeito para o relaxamento.

Tem um amplo deck de madeira, próximo das montanhas, com lindas vistas.

Os espaços de meditações e práticas de Yoga são acompanhadas pela natureza. No alto da colina, há um pequeno tempo para realizarem orações. O lugar tem inúmeras nascentes, cercadas pela fauna e flora natural da região.


O que fazer:

Aproveite a tradição de mais de cinco séculos da cultura.

O Ashram é moradia de monges e pessoas dedicadas integralmente à missão de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj no Brasil. Por estar em Campos do Jordão, com suas fontes de água mineral e uns dos melhores ares do mundo, o Krishna Shaktí Ashram proporciona bem-estar e revigoramento total do corpo. A alimentação balanceada, junto com as práticas de Yoga, ajudam as emoções e a mente entrarem em equilíbrio.

A casa tem uma hospedaria para no máximo 25 pessoas, que funciona de forma independente do Ashram. Os chalés tem lareiras, acomodando de 1 à 4 pessoas, incluindo decorações, para você se sentir em casa.

 

Como chegar:

Saindo de Campos do Jordão, em 30 minutos de estrada você chega. A ida para Campos do Jordão, você pode ir de carro, chegando em Guarulhos, indo pela continuação da rodovia Ayrton Senna.

Outra opção é ir de ônibus até chegar na cidade, e lá alugar um carro.

Yoga

São Thomé das Letras (MG)

 

Visão Geral:

 

Não como um destino único, São Thomé das letras é conhecida como “cidade mística”. De pousadas, a locais espirituais, as cachoeiras e riachos que correm pelas bordas da cidade à transformam num destino perfeito para quem busca uma parada mais zen.

A cidade é repleta de opções. Hospedagens e visitas guiadas saem quase todos os dias do centro para os sítios. Com alimentação e preços em conta, é um destino para curtir.

Não deixe de curtir as inúmeras cachoeiras, igrejas e grutas da cidade.



O que fazer:

Uma das opções é a Pousada Harmonia,  que recebe hóspedes durante todo o ano.

Dentre suas programações há horários especiais para feriados, férias e finais de semana. Dentre o que é oferecido estão passeios ecológicos, trilha ecológica, city tours, festas com temas celtas, ciganos, àrabes e afro-brasileiros, além de terapias holísticas.  

Os passeis na cidade tem vivências coletivas, ajudando na renovação e fortalecimentos físicos, psíquicos e espirituais dos participantes. Dentre o que é oferecido, temos Tai Chi, Pranayama, Bioenergética e Lian Gong.

A Pousada conta com com infra-estrutura completa para turistas e retiros espirituais, com ciclovias, cama elásticas, e academias ao ar livre.

A Casa da Pirâmide e a Rua do Amendoim são pontos no mínimo curiosos também.

Se você não conhece, a rua do amendoim tem uma mística em deixar o carro no ponto morto, e o carro sobe, quando deveria estar descendo!

A casa da pirâmide, localizada no Parque Municipal Antônio Rosa, é uma construção com formato de pirâmide, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale, e inúmeras pessoas acreditam que a energia naquele local é especial.

Procure sempre os eventos na cidade. Em diversos momentos do ano, a cidade é inundada por eventos de Yoga, festas vegetarianas e muito mais!

 

Como chegar:

Saindo de BH, do Rio ou de São Paulo, São Thomé das Letras está a aproximadamente 4h de viagem de carro.

Várias opções de ônibus existem também, saindo primariamente de Belo Horizonte.

 

Templo Budista Zu Lai

 

Visão Geral:

Localizado em Cotia, SP, o Templo Zu Lai é o maior da América Latina!

Desde sua criação, em 2003, o templo Zu Lai tem em sua maravilhosa área verde a tradição das escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura.

O local tem 150.000 m2, com 10 mil m2 de área construída, além do estilo arquitetônico dos palácios da Dinastia Tang, dinastia que reunificou a China entre 581 e 618.

Com ensinamentos do Venerável Mestre Hsing Yün, o templo tem diversas áreas de estudo. Desde uma fundação “Projetos Filhos de Buda”, que fazem estudos e círculos de leitura sobre o Darma até um centro de tradução que divulga ensinamentos budistas em língua portuguesa, fazendo um dos melhores destinos em retiros espirituais. 

 


O que fazer:

De passar o dia e tirar fotos, até o retiro em si, o local é uma excelente opção. Da conexão com a natureza, o ambiente e os ensinamentos, o local é perfeito para praticantes ou pessoas que tenham curiosidade sobre o budismo.

Aproveite da intensa agenda cultural do templo, com turmas e cerimônias oficiais durante o ano todo.

É importante ficar de olho nas datas de festividades típicas da região oriental. Além de que estes dias em geral lotam o templo. Quer mais detalhes? Então confira no site oficial

 

Como chegar:

A chegada é bem simples. Pois saindo de São Paulo, o Templo Zu Lai fica a 30 quilômetros da capital.

Com estacionamento gratuito, o local é bem acessível, além de incluir um ônibus de excursão que saem do lado do metrô Liberdade e leva direto ao templo, uma vez por semana.

Vamos fazer um Retiro Espiritual?

Viu que existem diversas opções? Saindo de São Paulo, ou em Minas, são apenas algumas das opções possíveis. Mas em todas as capitais, e cidades grandes existem opções para você!

A P2P te leva para todos!