primeira viagem internacional

Preparação para a primeira viagem internacional

Compartilhe

 

A primeira viagem internacional já não é mais um sonho, mas uma realidade para muitos brasileiros. A diminuição de preços das passagens internacionais, além da melhora de condições dos aeroportos fazem a viagem para outros países bem melhores.

A primeira viagem para fora do país é quase sempre precedida por muita ansiedade! O que pode fazer as pessoas tomarem alguns erros simples, mas que afetam a viagem.

A P2P vai te trazer algumas dicas para que sua viagem para fora do país ocorra da melhor forma possível!

Além das dicas sérias e explicadas que teremos, algumas dicas rápidas para ficar de olho!

  • Leve sapatos confortáveis. Você vai andar MUITO!
  • Tente levar a mala mais leve possível. Arrastar malas e mochilas pesadas nunca é agradável.
  • Leve seus próprios remédios. Não saber os nomes ou o que cada remédio faz é um erro comum.
  • Adaptadores de tomada e voltagem. O país pode ser 110! Itens de beleza como chapinhas, secadores de cabelo e similares são geralmente de voltagem única
  • Procure saber sobre calendário e feriados no seu destino. Pode ser que um dia de saída estarão todos fechados
  • Aeroportos são caros. De lembrancinhas à comida e trocas de dinheiro, são sempre caras
  • Se tem dúvidas, tome o caminho longo porém, mais oficial. Pegar um taxi de quem está oferecendo na porta, ou pedir informações naquele quiosque diferente pode causar uma tremenda dor de cabeça.

As dicas podem parecer assustadores para alguns viajantes menos atentos.

Mas fique tranquilo. Chegar no seu destino, conhecer culturas e comidas novas, pessoas diferentes é uma das sensações mais únicas e especiais que pessoas na primeira viagem internacional terão.

As dicas em geral, incluindo a que daremos hoje, são principalmente para que o viajante tenha uma chegada mais simples, e diminuir as dores de cabeça!

Verifique o Passaporte

 

O passaporte é o que te identifica como viajante, como brasileiro e muitas vezes contém o visto, que autoriza a sua estadia naquele país.

As vezes, ele nem é necessário, mas focaremos hoje nos destinos que precisam do passaporte para uma boa viagem.

O Passaporte, acreditamos, deve sempre estar com você, mesmo sem viagem marcada! Nunca sabemos quando teremos oportunidades!

O passaporte tem validade de 10 anos. Porém, se ocorrer de um visto, como visto americano ficar no passaporte antigo, você terá de levar ambos!!

Se for maior de 18 anos, tem de seguir as condições seguintes, disponibilizadas no site da Polícia Federal

 

  • Ser brasileiro
  • Ter-se alistado eleitor, quando obrigatório;
  • Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;
  • Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
  • Não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça.
  • Reunir os seguintes documentos ORIGINAIS
  • Documento de Identidade
  • Título de Eleitore comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição
  • Quitação com o Serviço Militar
  • Passaporte Anterior Válido
  • CPF
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

 

Importante alguns detalhes! O passaporte será entregue em mais ou menos 6 DIAS ÚTEIS depois da solicitação! Ao programar sua viagem dê tempo para o seu passaporte chegar, e evitar que algum atraso possa estragar sua viagem.

O passaporte terá de ser entregue em mãos para o titular, não aceitando entrega por procuração.

Outro detalhe importante é que durante a viagem, o seu passaporte não pode vencer, claro! Tenha sempre ao menos um ano de validade nele ao embarcar! Sendo uma primeira viagem internacional ou não!

Leve documentos e detalhes dos destinos

 

Uma das perguntas mais comuns durante a preparação para a primeira viagem internacional são sobre as perguntas que lhe farão na imigração!

Não é necessário se preparar, pois eles não perguntarão detalhes. O importante é saber:

 

  • O que você está fazendo neste país?
  • Aonde você irá?
  • Até quando você irá ficar?

 

E você precisa mais ou menos saber as respostas. Se for ficar em hotéis, saber o nome dele, e sua localização aproximada, a cidade que irá ficar, e um pouco sobre o que fará nesse meio tempo!

Outra coisa é o período de retornar, o turista tem um período máximo que pode ficar naquele país, em média são 6 meses de duração do visto.

Outros documentos importantes de se levarem são o seu certificado de vacinação, já que o país é considerado um destino com várias doenças regionais.

Alguns países da União Européia EXIGEM que as pessoas tenham seguros de viagem. São os países do Tratado Schengen.

Algumas pessoas acreditam ser importante ter na mochila os registros e todos os documentos e vouchers, que facilitam na busca de reservas em hotéis, ou se necessário alguma explicação para imigração.

Claro que se a linguagem estiver sendo uma barreira, eu tenho todos os endereços à mão e na linguagem local.

Faça um guia de viagem

 

Facilitar a própria vida é o lema de quem faz guias de viagem.

Claro que a profundidade e detalhamento dos dias depende muito da sua viagem e dos gostos pessoais.

Se estiver viajando com famílias numerosas, por exemplo, é preferível um guia bem detalhado, incluindo horários para cada atividade. Assim, todos os membros da família terão acesso à tudo, e será mais difícil de alguém se perder.

Viagem de casal, ou de famílias pequenas, em geral não gostam de guias muito extensos, apenas uma divisão geral do que fazer, locais para se encontrar e sugestões de restaurantes já é o suficiente.

A grande vantagem em fazer o seu guia de viagem é a pesquisa sobre o local. Com internet e tempo disponível, o que nem terá fácil no seu local de destino, primeira viagem internacional podem saber sobre onde comer na região do hotel, ou quais lojas são acessíveis a partir do metrô.

Enfim, fazer um guia próprio, e entender a fundo aonde estará antes da viagem é uma vantagem imensa, especialmente para viajantes que ainda não tem experiência naquele lugar.

Veja as regras dos países

 

Países são muito distintos um do outro.

Parece óbvio, mas uma das maiores vantagens em se viajar pode se tornar uma dor de cabeça tremenda.

Todos os países têm culturas e hábitos diferentes um do outro. Estas diferenças se expressam nos diferentes níveis. Pessoas na primeira viagem internacional se assustam com as pequenas coisas, como comer abacate como um salgado, ao invés de uma fruta, até mesmo em não ter guardanapo nas mesas, e pessoas comerem Pizza e Hambúrgueres nas mãos, com o dia-a-dia causando confusão e estranheza.

Por sorte, o mundo globalizado de hoje em dia trouxe algumas empresas para nível mundial, facilitando encontrar comidas, bebidas conhecidas.

Mas busque sobre as regras de convivência daquele país. Na Austrália, por exemplo, é proibido entrar com botas sujas de terra, e se pegarem, você terá que pagar a limpeza!

Falamos muito da Austrália no nosso blog!

Países de maioria muçulmana tem a Sexta-Feira como dia sagrado, e seus portões, museus e lojas não irão abrir neste dia! Alguns países abrem depois de meio-dia, e outros não abrem.

Outros países, sinais de mão podem ser identificados como ofensivos! Chamar alguém utilizando o indicador pode causar prisão nas Filipinas!

Então é importante verificarmos quais regras e costumes do país que irá visitar.

Verifique as regras das companhias aéreas

 

A companhia aérea tem também suas próprias regras. De detalhes pequenos como alteração de nome, até nas regras de embarque de malas, é importante estar de olho nas mudanças e no que é oferecido pelas empresas.

Geralmente, nos sites tem um contrato de voo, que lhe dá em detalhes o que pode, e o que não é autorizado. Outros pontos como o uso do cadeado, que pode ser quebrado, se não estiver dentro do padrão!

Estas são dicas para quem está na primeira viagem internacional, mas sempre fique atento

 

É uma recomendação para alguns, você ir em lojas locais e comprar algumas roupas, evitando a sensação de ser obviamente um turista apenas pelo que está trajando.

Outra opção é evitar ficar com uma câmera no pescoço, e abrindo mapas, confuso em alguma região europeia. Se tiver com dificuldades, corra numa loja ou em um café e se dê o tempo para rever o caminho!

Agora, importante é buscar uma boa empresa para suas viagens serem mais em conta e seguras! E para isso, a P2P pode lhe ajudar?

Venha viajar conosco!