O que fazer em São Luís

O que fazer em São Luís do Maranhão

Compartilhe

 

Uma das cidades mais únicas do Brasil, vamos ver e descobrir o que fazer em São Luís.

Geograficamente falando, é parte da região Nordeste, e geralmente com muito orgulho, mas quem conhece o Estado entende como a cidade é uma fusão da cultura do norte do Brasil com o Nordeste!

A cidade, é chamada pelo nome completo, de São Luis do Maranhão ou a forma reduzida, como São Luis.

Tem hoje uma população de 1,091,868 habitantes, sendo a 15ª maior cidade do país!

A Ilha do Amor, um carinhoso apelido dado pelos moradores da cidade é comparada com diversas capitais do mundo. Pelo Reggae onipresente, é comparada com Kingston, na Jamaica. Outras comparações com cidades Francesas e Holandesas pelo seu histórico, ou Açores e Lisboa, por suas construções.

O que fazer em São Luís do Maranhão

História de São Luís

Depois da Fracassada tentativa de estabelecimento de colônias no Rio de Janeiro, a França voltou os olhos para o Maranhão, quando em 1612 estabeleceram uma colônia no território português. No dia 8 de setembro Daniel de La Touche, o Senhor de La Ravardière, funda a povoação de Saint-Louis, e seu nome em homenagem ao rei da época, Luís XIII.

A expansão francesa foi pouco duradoura. Quatro anos depois chegava ao fim a França Equinocial, que os portugueses voltaram a dominar a cidade, após a batalha de Guaxindubá.

Como um porto, São Luís teve grande importância geográfica, além de ser um dos pontos para a chegada de materiais europeus. A Praça do Comércio, na Praia Grande, foi um dos centros de distribuição de produtos manufaturados europeus. Tecidos, móveis, livros, azeite e cerveja chegavam do velho continente.

Após a diminuição da indústria têxtil que sustentava a cidade, a cidade ficou um pouco isolada, mas o retorno de investimentos com os portos de Itaqui e Ponta da Madeira para sustentar a Estrada de Ferro Carajás colocaram a cidade em destaque novamente.

 

Culinária

Arroz de cuxá

O mais famoso prato da culinária maranhense é o Arroz de Cuxá. Feito com pescado amarela, além de vinagreira, camarão, gergelim e outros temperos, misturados no arroz.

A folha da vinagreira é muito popular, mas tem sabor forte, que deve ser misturado com muita parcimônia com o arroz, até achar a proporção correta!

A vinagreira, o que muitos não sabem é a folha da planta do chá de hibisco! O chá é muito popular no brasil com o seu suposto valor nutricional e medicinal! E o Hibisco que temos nos jardins são diferentes deste, já que o hibisco decorativos são tóxicos para consumo!

 

Caranguejo-Uçá

Uma das comidas mais populares do Maranhão é o Caranguejo. A subespécie de Uçá é muito comum e facilmente encontrada na cidade.

O estado tem uma grande quantidade de manguezais, concentrando quase 90% da região norte e nordeste.

Existem algumas receitas, como a caranguejada, que é o caranguejo assado com molho a base de leite de coco, azeite de dendê e outros temperos. A Patola, que é a pata de caranguejo, a casquinha e a torta maranhense, que usam como recheio!

 

Buriti

Feita de frutos das palmeiras, o buriti é uma frutinha maranhense com muita importância em geral. As fibras usam para produtos de casa, ou bolsas, a polpa é usada para sucos, doces e outros.

 

Cupuaçú

A fruta anda se popularizando no país, como uma das frutas nativas da Amazônia. A fruta que no sul é misturada com açaí tem mais usos, a polpa de cor clara é marcante, com sucos e doces. Além disso, o Cupuaçu é parente do cacau!

Passeios

As praias de São Luís

Os 32 km de praias não necessariamente os principais atrativos de São Luís.

Parte das águas não são tão azuis, além de boa parte do litoral constantemente não serem próprias para banho. Ainda assim, não mudamos a idéia que praias são algo para quem busca o que fazer em São Luís. A dica é ir na areia e no calçadão, curtindo um dos ótimos quiosques a beira-mar.

Uma das mais famosas, a Ponta d’Areia você encontrará barracas cheias durante o happy hour.

Outras opções são as praias do meio, Araçagy e a praia do Calhau. Todas elas movimentadas e com alguma oferta turística, além de música, hotéis e restaurantes.

Se você tem uma pegada mais surfista, vá para a praia de São Marcos, com boas ondas.

O Centro Histórico de São Luís

O centro histórico da cidade é moldado pelos diferentes povos que habitaram a região. De construções portuguesas, espanholas, francesas ou holandesas, a comida indígena, grande parte do Centro Histórico é considerado patrimônio Cultural da Humanidade e uma parada obrigatória para quem busca o que fazer em São Luís.

A caminhada tem diversas construções lindas, com azulejos portugueses antigos. E eles tinham uma função especial que era diminuir o calor dentro das casas!

 

Lençóis maranhenses

Fora de São Luís, mas o mais popular destino turístico do estado é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com aproximadamente 4 horas de carro você chega nos 155 hectares de ecossistemas. De pequenos grupos de árvores amazônicas até a caatinga, o parque ocupa os mais diversos campos.

Presente em 3 municípios, o destino é perfeito para contemplar a natureza enquanto caminha sobre as areias brancas das dunas, ou ainda nadar nas lagoas com águas cristalinas dos oásis brasileiros.

 

O que está esperando? Vamos para São Luís?

Se estiver buscando algo mais no sul, que tal conhecer Porto Alegre? Ou se tiver no Nordeste, que tal uma passagem por Natal ou Fortaleza?

Na P2P, temos passagens baratas e voce vai aproveitar todas as delícias de uma especial cidade do nordeste brasileiro. Não fique mais em dúvida de o que fazer em São Luís e vamos lá!