Menores de idade podem viajar sozinhos?

Compartilhe

Muitas pessoas ainda tem duvidas sobre como funciona o embarque de menores de idade. Entenda!

Cada companhia aérea tem suas regras para viagens de menores de idade, saiba as regras de cada uma.

Latam

A Latam possui um serviço que garante que as crianças que viajem sem os pais ou responsáveis.  O serviço de menor desacompanhado está disponível para crianças entre 5 e 12 anos anos incompletos (obrigatório) e adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos (opcional).

A Latam possui condições para que os menores de idade possam viajar, e aqui estão algumas delas:

  • Não está disponível para crianças que precisam de atestado médico para viajar;
  • As crianças devem ser capazes de se alimentar e de responder às necessidades básicas de higiene, bem como se movimentar sozinhas em caso de evacuação e responder às instruções de segurança do voo;
  • Nas conexões, não pode haver troca de aeroporto;
  • Quando houver conexão, o próximo voo precisa ocorrer em até 4 horas após o desembarque;
  • No avião, a criança desacompanhada será acomodada na parte de trás do avião, de forma que a tripulação tenha mais visibilidade e controle. Elas serão as primeiras a embarcar e as últimas a deixar o avião.

Para mais detalhes, clique aqui.

Gol

A Gol também oferece acompanhamento para crianças com idade acima de 5 anos que precisam viajar sem os pais ou responsáveis.

A contratação do serviço é obrigatória para crianças de 5 anos completos a 11 anos e 11 meses e opcional para passageiros de 12 anos a 17 anos e 11 meses.

Para o menor viajar é necessário ter autorização do Juizado de Menores, documento de identificação pessoal, protocolo de autorização de viagem de menor desacompanhado preenchido.

Para documentos de identificação para crianças entre 5 anos completos a 11 anos e 11 meses podem ser usados documentos como passaporte, carteira de identidade (RG) original ou cópia autenticada, certidão de nascimento original ou cópia autenticada.

Para voos internacionais, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e 11 meses podem viajar para outros países com autorização da viagem de ambos os pais ou autorização judicial, passaporte válido original, carteira de identidade (RG) original (somente para países do Mercosul).

Para mais detalhes, clique aqui.

Azul

Na Azul, crianças de 5 a 11 anos podem viajar desacompanhadas nos voos domésticos da Azul. Este serviço cobra taxa de R$ 200,00 ou US$ 70,00 (setenta dólares – passagens emitidas fora do Brasil), além do valor integral da passagem.

Já as crianças de 0 a 5 anos de idade incompletos não viajam desacompanhadas pela Azul.

Para criança de 5 a 11 anos poderem viajar para fora do distrito onde mora, desacompanhada, é fundamental a expressa autorização judicial.

Para mais detalhes, clique aqui.

Avianca

Na Avianca, em voos nacionais os menores desacompanhados de 5 a 12 anos precisam levar certidão de nascimento ou do RG (original ou cópia autenticada) e também uma autorização judicial.

A autorização judicial para o embarque de menores deverá conter preferencialmente as informações: trecho, data da viagem (ida e volta), nome e parentesco da pessoa responsável, bem como a qualificação completa, pois cada localidade possui sua particularidade para emissão da referida autorização.

Para voos internacionais, além do passaporte e visto (conforme exigência do país de destino), é necessária a apresentação da autorização de ambos os pais com firma reconhecida ou autorização judicial. Se o menor for residente no exterior, o comprovante de residência também é exigido.

Para mais detalhes, clique aqui.

E aí, já sabia sobre como funciona o embarque de menores de idade?

Não se esqueça de fazer sua cotação para viajar conosco acessando nosso site!