Dicas para trabalhar em Dublin

Compartilhe

A cidade irlandesa abriga muitos brasileiros que tem o sonho de viver na Europa.

De uns anos pra cá, os brasileiros que tem vontade de viver na Europa perceberam que Dublin é um destino muito interessante.

A capital da Irlanda possui cerca de 115 km² e mais de 500 mil habitantes. É uma cidade grande é muito segura para se viver.

Para trabalhar em Dublin, de início é necessário estudar lá.

Os brasileiros que querem trabalhar em Dublin devem saber que estudantes podem trabalhar na Irlanda por um período de 20 horas semanais durante o período de estudos e 40 horas durante o período de férias.

Na Irlanda, o salário mínimo é de 9.55 euros a hora desde janeiro de 2018. Em geral, os salários são pagos semanalmente.

Por que escolher a Irlanda?

Segundo um levantamento da Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (Belta), a Irlanda foi o quarto país mais procurado por intercambistas brasileiros em 2016.

Qualidade de vida, segurança, localização e a possibilidade de combinar trabalho e estudo estão alguns dos aspectos que fazem as pessoas optarem por lá.

Comparando com outros grandes países, a Irlanda se destaca pelo custo mais baixo para se manter.

O tempo de visto na Irlanda é interessante, comprando seis meses de curso, pode ganhar até mais seis meses de férias, no total de visto de um ano com direito a trabalho em meio período.

Outro motivo interessante é por que é na Europa. Você tem acesso fácil a outros países como a Inglaterra, que você pode ir de trem!

Custo de vida

Os gastos com moradia em Dublin, são um pouco altos. O aluguel mensal de um quarto compartilhado está na faixa de 250 a 350 euros, já um quarto individual tem a média de 400 a 600 euros.

É mais vantajoso dividir a casa ou o quarto com alguém, pelo menos nos primeiros meses já que o dinheiro que você vai ter não será muito.

Para conseguir acomodações você pode acessar alguns sites com anúncios ou até participar de grupos no facebook onde as pessoas divulgam casas e quartos para novos “roomies” (colegas de quarto, em inglês).

Para economizar há a opção de morar mais afastado por cerca 500 euros mensais a casa.

Condições para trabalhar em Dublin

Para que brasileiros possam trabalhar em Dublin, existem algumas exigências, como:

  • Frequentar um curso full-time com duração de pelo menos 25 semanas;
  • O emprego não poderá interferir nos estudos. Se o índice de presença não for satisfatório, o governo irlandês irá negar a solicitação de extensão do visto e o estudante será obrigado a deixar o país. A presença mínima por lá é de 85%;
  • Para trabalhar, o estudante deverá estar matriculado em um curso que seja de manhã ou a tarde.

Lá, o trabalho para brasileiros sem formação acadêmica está disponível em posições ligadas a alimentos e bebidas e atendimento ao cliente.

Os brasileiros trabalham em posições como: cleaner, atendente de café, atendente de bares ou restaurantes, ou também podem trabalhar em lojas de conveniência, hotéis, supermercados e lojas em geral.

Se você já tem formação e uma profissão no Brasil, também pode trabalhar por lá. É mais provável que você consiga sendo transferido de alguma empresa do Brasil para lá.

Para conseguir um emprego por lá, você pode se cadastrar em diversos sites de recrutamento, como o Jobs.ie, Indeed e Top Language Jobs. Em muitos casos até o LinkedIn já ajudou pessoas para conseguir trabalhar em Dublin!

Esteja preparado

Dublin é uma cidade que recebe pessoas do mundo todo.

Em uma entrevista de emprego você pode concorrer com pessoas de diversos países, então é muito importante ir preparado e ter seu inglês em dia.

Existem empregos por lá para brasileiros que não falam inglês também, normalmente em empresas com conexão Brasil-Irlanda, mas para trabalhar em empresas assim normalmente são pessoas transferidas do brasil pra lá.

Para mais informações sobre turistas na irlanda, acesse o site do serviço de naturalização e imigração irlandesa clicando aqui.

Você pode saber mais sobre o entretenimento em Dublin acessando outro artigo nosso, basta clicar aqui.

Decidiu ir para Dublin? Acesse nosso site para fazer sua cotação para viajar conosco!