Dicas de intercâmbio na Costa Rica

Compartilhe

Tem vontade de aprimorar seu espanhol? Que tal fazer intercâmbio na Costa Rica?

Um dos países mais belos da América do Sul também é uma boa opção para estudar. Hoje, vamos falar sobre intercâmbio na Costa Rica!

A Costa Rica é uma ex-colônia espanhola e conseguiu a sua independência em 15 de setembro de 1821, quando passou a integrar a Federação Centro-Americana. Porém, somente em 1938 o país se tornou uma república independente.

O país conta com uma população de quase 5 milhões de habitantes, espalhados por uma área de 51.100 km².

Um dado muito interessante sobre o país, é que cerca de 97% da população é alfabetizada. Isso prova que o país é preocupado com o ensino da sua população.

O país chegou a ser apelidado com a “Suíça da América do Sul” por sua prosperidade econômica.

A Costa Rica apresenta uma biodiversidade incrível e bem preservada ao longo do seus 35 parques nacionais e 8 reservas ecológicas.

Outra qualidade é que a Costa Rica é um país muito belo e receptivo, sem dúvidas é um lugar onde você terá uma experiência muito especial no tempo que em ficar por lá.

A vida na Costa Rica

A economia do país se baseia no turismo, agricultura e fabricação de produtos eletrônicos. Sendo que o turismo apresenta os elementos naturais do país, em especial as cordilheiras, praias e vulcões, a agricultura se destaca pela produção de café e banana e a fabricação de produtos eletrônicos é um dos grandes destaques da indústria nacional.

Nós brasileiros não precisamos de visto para ficar na Costa Rica pelo prazo de até 90 dias. Depois desse período, é necessário solicitar uma autorização especial para morar, trabalhar ou estudar no país.

Para fazer intercâmbio na Costa Rica, o aluno estrangeiro precisa pedir uma permissão de estudos para a Direção-Geral de Migração e Estrangeiros.

A permissão de residência temporária é disponibilizado para os estrangeiros que comprovem ter algum vínculo ou renda para ficar no país. Após três anos  vivendo por lá com essa permissão, é possível solicitar a residência permanente.

Para solicitar a residência permanente é necessário cumprir as seguintes obrigações:

  • Formulário de pedido de visto;
  • Carta do requerente explicando o motivo da solicitação da permissão;
  • Comprovante de pagamento da taxa de US$50 feito pelo requerente;
  • Duas fotos recentes no padrão do passaporte costarriquenho;
  • Comprovante de inscrição consular;
  • Certidão de nascimento;
  • Certificado de antecedentes criminais;
  • Certificado emitido pelo Registro Civil da Costa Rica comprovando vínculo com o país.

Você também deve informar se entrou como turista na Costa Rica e se deseja fazer o pedido da permissão de lá, terá que pagar cerca  de US$200 em taxas.

Viaje com a P2P Milhas

Decidiu fazer intercâmbio na Costa Rica?!

O país cheio de belezas naturais atrai muitas pessoas que querem fazer intercâmbio em um local com clima bom e grandes belezas naturais.

Para comprar suas passagens, acesse nosso site e faça sua cotação para viajar conosco pagando mais barato.