viagem acessível

Destinos que oferecem uma viagem acessível

Compartilhe

Pedro é apaixonado por viagens. E ao longo dos seus 25 anos viajou por mais de 32 países. Até que um dia, o destino virou a sua vida de cabeça para baixo. Ele sofreu um grave acidente automobilístico e ficou paraplégico.

 

Depois disso, ele precisou se reinventar, mas o acidente não tirou dele o prazer de conhecer novos lugares e cidades. Por conta da mudança de sua condição, ele teve que escolher com mais cuidado os destinos que vai conhecer para ter uma viagem acessível.

 

É baixo o número de cidades acessíveis para deficientes físicos no mundo. Conheça nessa publicação uma lista de cidades adaptadas para pessoas com deficiência possam ter uma viagem acessível.

Viagem acessível no Brasil

 

O número de pessoas deficientes que fazem turismo vem crescendo a cada dia. E com isso, cresce também o grau de exigência em relação à acessibilidade e à qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos nos locais turísticos.

 

No Brasil, ainda existem muitas questões em relação a infraestrutura voltada aos deficientes, porém certas iniciativas tentam reverter e direcionar o caminho (que não será nada curto) que deve ser percorrido. Alguns projetos, como o Acesso Livre, buscam concentrar informações para ajudar as pessoas com deficiência. Em âmbito de viagens no país, a cidade que mais representa acessibilidade é Socorro que fica no interior de São Paulo.

 

A cidade criou em 2006 o projeto “Socorro Acessível” e executou R$ 1,73 milhão em obras direcionadas a infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional direcionado ao atendimento de turistas que possua alguma deficiência física e/ou motora e também promoções de passeios, equipamentos e prédios públicos seguindo a norma brasileira de acessibilidade nº 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Atualmente, o município é considerado modelo de cidade com um turismo acessível e é exemplo para muitas outras cidades brasileiras e do mundo e consegue dar aos seus turistas uma viagem acessível.

viagem acessível

Viagem acessível no mundo

 

Existem cidades no mundo que chamam atenção pelo planejamento urbano direcionado na facilitação da vida dos deficientes. O site Oyster criou um ranking das quatro cidades mais acessíveis do mundo mediante as experiências de viagens de deficientes.

 

Confira abaixo essa lista, vai que ela se torna inspiração para você ou algum conhecido deficiente para cair no mundo?

Seattle, Estados Unidos

 

Seattle está no topo da lista por dois motivos, ela possui uma área metropolitana bem concentrada e linhas de metrô que foram construídas com planejamento seguindo o padrão mais moderno de acessibilidade.

Montreal, Canadá

 

A cidade tem sete estações de metrô inteiramente acessíveis através de cadeiras de rodas e tudo indica que esse número irá aumentar. Além disso, Montreal possui vários pontos turísticos acessíveis como museus de arte, jardins e catedrais.

Las Vegas, Estados Unidos

 

A cidade se encaixa com qualquer tipo de turista e no caso dos deficientes isso não é diferente. Las Vegas tem serviços transportes e acomodações adaptadas e os cassinos possuem elevadores de acessos e rampas. Até mesmo, algumas máquinas caça níqueis tem sistema de áudio para que deficientes visuais também consigam jogar.

viagem acessível londres

Londres, Reino Unido

 

Mesmo sendo a primeira cidade urbanizada do mundo, Londres não ficou parada no tempo e se atualizou com muito sucesso no quesito acessibilidade, seus principais pontos turísticos como; catedral de St. Paul, a London Tower e o London Eye são todas acessíveis.

 

Desde que sofreu o acidente, a vida de Pedro mudou muito, mas ele e todos os outros deficientes tem direito de viajar, passear e conhecer coisas novas. Para isso, é muito importante que as cidades se preparem cada dia mais para receber todos os tipos de turistas. Que essas cidades modelos citadas nessa publicação, inspire o desejo de todas as outras em oferecer uma viagem acessível a todos!

 

Se animou com a postagem e quer viajar? Faça já a sua viagem acessível! Entre em contato com a P2P Milhas somos especialistas em vender passagens aéreas, emitidas com milhas!