Salvador

Destinos Nacionais: Salvador da Bahia

Compartilhe

Todos queremos saber o que fazer em Salvador, capital da Bahia. Quer saber mais sobre a cidade? Então confira!

São Salvador da Bahia de Todos os Santos é o nome original de uma das mais notáveis cidades brasileiras. Com gastronomia, música e arquitetura únicas, Salvador é internacionalmente reconhecida como centro da cultura afro-brasileira.

Como uma das mais antigas cidades da américa, Salvador foi fundada como cidade-fortaleza, como capital das capitanias do Brasil.

Os soteropolitanos, nome para quem nascem em Salvador, são considerados calmos, atenciosos e hospitaleiros.

A cidade não tem uma estação seca específica no ano, e chove durante todos os meses. Os meses de Setembro e Outubro são mais chuvosos e maiores em Abril e Maio.

 

O que fazer em Salvador?

 

Salvador tem diversas opções para todos os gostos. Pois você pode ir ver atrações, praias ou apenas ficar caminhando no centro.

Dentre as opções de praias, enquanto mais próximos do centro você estiver, mais cheias elas estarão, incluindo som alto e muita gente.

Nem sempre as praias são próprias para banho, e deve-se ficar atento à isso.

Obviamente, as praias não impedem os baianos de irem sempre a praia, seja para tomar uma cerveja, um sol, ou se tiver na famosa praia de Itapuã, ver a orla e o Farol.

As praias mais isoladas, como Flamengo, Stella Maria são melhores para quem busca um momento de paz na cidade, mas não quer perder a vista.

Outra popular parada na cidade são as igrejas. Não deixe de incluir a famosa subida para pedir bênção para o nosso Senhor do Bonfim e amarrar uma das fitas coloridas no pulso, fazendo três pedidos, um para cada nó.

Gastronomia

A culinária da Bahia sempre merece um tópico separado. Famoso em todo o brasil por seus temperos, pois a Bahia é um destino gastronômico muito especial.

Vamos citar algumas opções para você experimentar na sua próxima viagem. Não esqueça de ver o que está no Tabuleiro da Baiana:

 

Abará

O Abará é um bolinho de feijão-fradinho, moído e cozido, embrulhado em folha de bananeira.

É feito com a mesma massa do acarajé, mas o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito em óleo de dendê.

É servido em toda a cidade, geralmente com camarões, caruru (um cozido de quiabos, pimenta-malagueta, camarão seco e azeite de dendê), vatapá e salada, e, para quem gosta, mais pimenta.

Acarajé

 

O acarajé é o mais celebrado dos pratos típicos baianos. De origem Africana, o bolinho tem caráter comum, sendo inclusive parte do café-da -manhã nigeriano.

Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, batido até ficar aerado, com uma aparência espumosa, e depois frito em azeite de dendê! No Brasil é servido com pimenta, camarão seco, caruru, vatapá, tomates verdes. Eventualmente eles servem vinagrete e maionese, mas é pouco comum.

Vatapá

O vatapá, junto com o Acarajé, está em um posto especial dos pratos baianos, e seu preparo inclui muitos ingredientes, até o seu gosto peculiar e cor alaranjada.

Os ingredientes são cebolas, tomates, leite de coco, azeite de dendê, pimenta e um espessante como pão ou fubá. Camarões secos ou frescos são muito comuns na preparação do vatapá!

Bobó de Camarão

O bobó é muito famoso no Brasil todo, graças à sua consistência e gosto peculiar. De origem afro-brasileira, o creme é feito com os camarões refogados, leite de coco, purê de mandioca, além de azeite de dendê, gengibres e camarões secos.

Além das comidas que falamos, temos o arroz com coco, que é um arroz feito com coco ralado, além de leite de coco, também chamado de arroz de viúva, que acompanha camarão e outros frutos do mar.

Curtiu? Então não deixe de experimentar as sobremesas, como cocadas!

Música

A Música baiana também é conhecida em todo o Brasil. Além de que o Axé e seus festivais acontecem o ano todo em salvador.

Das bandas mais conhecidas, Daniela Mercury, Banda Eva, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, além dos mais atuais Leo Santana e Saulo.

Quer ouvir um pouco? Então recomendamos esta playlist no Spotify.

Mas, além de Salvador, se quiser opções de viagens, que tal irmos para Manaus? Além de Manaus, a P2P te leva para ver a Neve!

Então… Vamos?