joão pessoa

Descubra João Pessoa

Compartilhe

Conhece João Pessoa? A cidade é menos popular do que deveria. Porém, quem descobre esse paraíso fica deslumbrado. A capital Paraíba combina belas praias, ruas arborizadas, monumentos históricos e um povo muito hospitaleiro. João Pessoa é considerada uma das capitais mais antigas e pequenas do Nordeste.

A cidade nasceu distante do mar, à margem do rio Sanhauá. Os bairros da orla são novos e resguardam-se pela legislação que restringe a altura dos prédios próximos ao mar.

Praias

As principais praias urbanas da região é a Tambaú, Manaíra e Cabo Branco. Elas possuem excelentes restaurantes, bares e barracas. Já no litoral Sul, na direção de Pernambuco é que ficam as paisagens mais encantadoras e rústicas. Como por exemplo a Tambaba, a praia considerada mais naturista do Brasil.

No litoral Norte as águas são cristalinas assim como no Sul, mas o mar é mais agitado tornando o local ideal para a prática de surf. A região conta também com as piscinas naturais de Picãozinho, onde os turistas mergulham para apreciar os peixes coloridos.

O que fazer em João Pessoa

A maioria dos turistas viajam para João Pessoa para curtir as praias, mas a cidade também oferece muitos roteiros históricos e culturais.

Um dos pontos principais de João Pessoa é o Farol Cabo Branco, com seu formato triangular representando a Ponta do Seixas (Porta do Sol, como é chamado pelos paraibanos), o ponto mais oriental das Américas o que torna João Pessoa ter a fama de ser a cidade “onde o sol nasce primeiro nas Américas”.

A vista do Farol é belíssima e você pode aproveitar para tirar várias fotos bacanas.

Bem próximo ao Farol, tem a Estação do Cabo Branco, local assinado por Oscar Niemeyer voltado para ciência, arte e cultura. Durante a visita as pessoas podem ver exposições, participar de experimentos e ver o céu pelos telescópios.

Outra boa pedida é fazer compras na cidade já que os preços são mais acessíveis que as demais capitais litorâneas da região.

Tire um tempinho para conhecer o centro e apreciar a área histórica de João Pessoa: a Casa de Azuleijos, Centro Cultural São Francisco, ideal para quem gosta de arte sacra, o Hotel Globo, hospedaria que já foi muito visitada na hora do chá para contemplar o pôr do sol e as belezas dos casarões da Praça Antenor Navarro.

Ao entardecer, vale a pena apreciar o pôr do sol curtindo o Bolero de Ravel, tocado por Jurandy do Sax. O espetáculo se tornou tão conhecida que virou Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. A apresentação é deslumbre para os ouvidos e olhos.

A vida noturna da cidade é composta por pessoas praticando esportes, andando e bebendo nas barracas com música ao vivo no seu extenso calçadão entre as praias Cabo Branco, Tambaú e Manaíra.

O que comer em João Pessoa

A culinária de João Pessoa não se restringe apenas frutos do mar como muitas regiões litorâneas. Os principais pratos típicos são comidas tradicionais do sertão, com ingredientes como carne-de-sol e de bode, galinha caipira, feijão de corda, arroz de leite, macaxeira e manteiga na garrafa.

As sobremesas mais tradicionais são: tapioca, pamonha, o queijo coalho assado com mel de engenho (caldo de cana cozido), e a coalhada com rapadura e alfenin (massa clara feita com mel de engenho).

Semana Santa

Durante a semana santa, o espetáculo Paixão de Cristo leva a João Pessoa um grande número de fiéis e turistas. A peça se enriquece graças ao excelente acervo histórico e as belíssimas arquiteturas da cidade construídas no século 16.

Festejos

 A cidade tem festas populares na rua, como a Folia de Rua e Muriçocas do Miramar que conta com muito frevo e maracatu no pré-Carnaval. E as festas de São João no período de festas Junina com muita dança popular.

Escolha João Pessoa para o seu próximo destino de viagem! E com a P2P você consegue passagens com os melhores preços e ainda pode trocar suas milhas aéreas. Entre contato pelo site!