tiradentes

Um cantinho aconchegante chamado Tiradentes

Compartilhe

Dalai Lama em uma de suas frases diz algo para lá de sábio: “Uma vez por ano, vá a algum lugar que nunca esteve antes”. Viajar não tem só a ver com mudar de localização, mas tem a ver com estar aberto para um mundo totalmente novo.

 

E o novo sempre encanta, empolga, renova as energias, ensina e enriquece a alma. E para quem ama viajar e se manter sempre revigorado, Tiradentes é um destino que não pode faltar na lista de lugares a conhecer.

 

A cidadezinha mineira é perfeita para quem busca aconchego, tranquilidade, muita história e comida tradicional.

 

O que fazer na cidade

 

Tiradentes tem muita história para contar por meio de seus museus e igrejas no centro da cidade que deixam o turista encantado.  O Museu do Automóvel da Estrada Real tem em sua exposição carros antigos de um colecionador particular da cidade.

 

No museu o visitante pode conhecer carros clássicos, raros e nacionais, tudo resultado de um trabalho incrível de restauração dos veículos que muitas vezes chegam ao local como sucatas. Você pode conhecer a história de cada carro e viajar para o passado com apenas uma visita.

 

Há também o Museu da Liturgia que exibe mais de 400 peças referentes à liturgia católica entre os séculos XII e XX. Toda a exposição é por meio de recursos multimídia e áudio visual. Outro Museu fantástico é o Museu Padre Toledo, mais conhecido como Casa do Padre Toledo que foi construído no século XVIII.

 

No museu que é considerado um dos bens culturais mais preciosos de Tiradentes é possível conhecer por dentro um dos mais belos casarões da cidade. Há ainda o museu de Sant’Ana, que abriga um acervo de diversas obras brasileiras que mesclam cultura, história e fé.

 

Em Tiradentes você também não pode deixar de visitar as belas igrejas. Uma das mais famosas é a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no alto de uma colina. Além de poder apreciar as obras de Aleijadinho, do alto da colina é possível curtir a bela vista da cidade e da Serra de São José.

 

Outra igreja é a de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas da cidade, fundada no século XVIII, foi construída por negros que desejavam realizar seus próprios cultos. O interior da igreja possui símbolos da religião católica e africana, além de diversas peças em ouro.

 

Na cidade o turista ainda pode conhecer a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Igreja da Santíssima Trindade, a Capela de São João Evangelista, a Capela de São Francisco de Paula e a Capela de Nossa Senhora das Mercês.

 

O que comer e onde se hospedar em Tiradentes

 

Em Tiradentes o que não falta é opção para se esbaldar numa bela refeição. São mais de 60 restaurantes que oferecem não só a deliciosa comida tradicional mineira, mas diversos sabores da gastronomia brasileira e de outros países.

 

Mas para quem quer mesmo entrar de cabeça na tradição, a cidade conta com vários estabelecimentos que oferecem a famosa linguiça defumada servida com farofa e pimenta, tem ainda o delicioso torresmo, a costelinha de porco, o frango com quiabo, o tutu, o jiló, o angu e a tradicional pinga da casa.

 

Se tratando de hospedagem a cidade esbanja em conforto, fica a critério do turista escolher o que mais lhe atrai. Uma das famosas pousadas da cidade é a Pousada Trem Imperador, decorada como réplicas de um vagão de 1881 que transportou o Imperador Dom Pedro II.

 

Outra pousada que encanta qualquer turista é a Pousada Vovô Chiquinho. O lugar é um casarão colonial do século XVIII que foi restaurado e adaptado para receber os visitantes da cidade. Um lugar muito aconchegante e familiar que vale a pena conhecer.

 

Viver novas experiências é tudo de bom e sua viagem pode ser ainda melhor se você puder curtir tudo isso sem gastar muito. Por isso busque viajar pagando menos em passagens aéreas. Na P2P você encontra os menores preços, confira em nosso site.