Conheça os benefícios e aplicações práticas do co-marketing

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Com certeza você conhece aquele famoso ditado que diz que uma mão lava a outra, correto? Quando aplicado no ambiente corporativo, o ato de lavar as mãos pode ser representado em uma ação de co-marketing.

Fazer uma boa estratégia é um desafio nos dias de hoje. É necessário um bom planejamento, investimento e alcance para se obter resultados positivos. Fazer isso em conjunto pode trazer benefícios proporcionalmente maiores e ainda melhorar o posicionamento da sua empresa.

Neste material, trazemos os principais conceitos do co-marketing e sua aplicação em uma campanha entre o site P2P Milhas e o restaurante Vila Francisca.

O que é co-marketing

Podemos tratar o co-marketing, como o próprio nome já sugere, como uma campanha ou ação compartilhada. Nesse sentido, duas empresas que possuem o mesmo público alvo se unem para promover e divulgar seus produtos ou serviços.

A escolha do parceiro é de extrema importância. Independente do segmento, existem inúmeras maneiras de realizar o co-marketing. O ideal é optar por empresas que que tenham produtos complementares ao seu, para evitar conflitos de marca e interesses especificamente iguais.

Em caso de concorrência direta, o co-marketing só vale a pena quando o impacto das duas marcas juntas seja bem maior que em uma ação isolada. É importante que o público alvo, seja clientes fidelizados ou potenciais clientes, consigam distinguir cada produto, mesmo sendo ofertado em uma ação coletiva.

Ter e ser referência

Os clientes reparam muito o posicionamento de uma empresa em diversos aspectos. Por isso, a credibilidade e a autoridade são fatores primordiais para se obter um bom destaque.

No co-marketing é possível demonstrar ao público alvo o quanto o seu negócio é engajado no segmento atuante. Além de ser uma referência na área, buscar se relacionar com outras empresas renomadas do mesmo ramo demonstra que o seu produto faz parte da seleção dos melhores.

Investir menos e lucrar mais utilizando o co-marketing

Ambas compartilham os custos, processos e demandas. O custo é reduzido, em alguns casos, quase que pela metade. Com o co-marketing, o trabalho e os esforços também são fracionados.  Em contrapartida, desfrutam juntas do resultado e do retorno obtido na campanha.

Imagine que a sua empresa gastaria um valor “x” para realizar determinada campanha e precisaria de, no mínimo, dez processos para a realização da mesma. Em uma campanha de co-marketing, o valor e os processos são divididos.

Essa divisão não precisa ser exatamente igual, isso vai depender do acordo feito entre as empresas. O que importa mesmo é que o alcance se torna muito maior em uma campanha compartilhada.

A verdadeira intenção do co-marketing não é dividir custos, apesar de fazer parte do planejamento. O foco está em atingir um público maior e aumentar a lucratividade.

Como escolher o parceiro

Já iniciamos esse assunto logo no início do texto. Para complementar o raciocínio, trazemos algumas táticas para avaliar e escolher um parceiro ideal para fazer co-marketing.

Antes de mais nada, é preciso reparar se os valores da sua empresa batem com a outra. É como se fosse a procura de um match perfeito no mundo corporativo. Assim como você irá fazer, o parceiro também irá avaliar a sua empresa para checar a compatibilidade de ideias.

Então, o seu parceiro precisa ser/ter:

  • Público alvo semelhante;
  • Oferecer produtos e serviços complementares ao seu;
  • Ser referência no segmento (assim como você.

O próximo passo é fazer um planejamento extremamente bem elaborado. É necessário estabelecer os objetivos principais, a abordagem, os prazos e os recursos a serem utilizados.

Após isso, a divisão das tarefas devem levar em consideração as expertises e os pontos fracos de cada empresa, para poder delegar bem cada atividade, economizando tempo de produção e priorizando a qualidade.

Veja na prática uma ação real de co-marketing que é sucesso garantido

Uma parceria de sucesso representa perfeitamente bem o processo de co-marketing descrito acima. Estamos falando do Site P2P Milhas e o restaurante Vila Francisca.

P2P Milhas

A P2P Milhas é referência em emitir passagens aéreas com milhas. Acessando o site e fazendo uma cotação, o cliente pode encontrar passagens até 80% mais baratas que nas companhias aéreas.

A empresa utiliza o processo de compra de milhas de terceiros, e as utilizam para emitir passagens e para seus clientes. Dessa forma, você pode se beneficiar de duas maneiras com a P2P: vender milhas e levantar um dinheiro extra e comprar passagens por um preço muito mais em conta.

Para saber mais sobre a P2P, acesse o site clicando aqui.

Vila Francisca

O restaurante Vila Francisca está localizado no aeroporto de Confins, Minas Gerais. Ele foi nomeado como o melhor restaurante da mais tradicional comida mineira.

Oferece um cardápio amplo e variado, com café da manhã, almoço self service e pratos A La carte. Além disso, o estabelecimento se destaca por um atendimento cordial e de alto nível, servindo um conjunto de qualidade, conforto e presteza aos seus clientes.

A ação

Entre os dias 10 a 20 de dezembro, as duas empresas, P2P Milhas e Vila Francisca, realizarão uma ação de Branding no hall do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Uma localização privilegiada, com grande fluxo de pessoas para uma interação incrível com o restaurante e o site. O Vila Francisca funciona todos os dias de 05h da manhã às 22h. Durante os dez dias de evento, os participantes que forem conhecer o projeto, irão ganhar um voucher exclusivo para comprar passagens aéreas no site da P2P Milhas.

Essa é uma parceria que deu certo! Um site de vendas de passagens aéreas com milhas e um restaurante dentro de um dos maiores aeroportos do país.

Ambas compartilham o mesmo público alvo, estão relacionadas ao mesmo nicho de mercado – viagens aéreas e possuem produtos e serviços distintos. Juntas, elas vão levar aos seus clientes a experiência de consumir/utilizar dois serviços em um único momento!

Portanto, se você possui alguma viagem programada nessas datas com destino ou conexão no Aeroporto de Confins, não deixe de visitar o Vila Francisca e aproveitar essa super ação de co-marketing e garantir um voucher.

Para maiores informações, acesse o site da P2P Milhas.

Ou entre em contato com o Vila Francisca pelo telefone (31) 3689 2168