arraial do cabo

Arraial do Cabo: o Caribe Brasileiro

Compartilhe

Suas férias estão chegando e ainda não escolheu para onde viajar? Tem o sonho de conhecer o Caribe, mas no momento as financias não estão ajudando? Então, vale a pena conhecer mais sobre Arraial do Cabo, cidade litorânea que encanta todos pelas suas águas cristalinas e ricas em vida marinha.

Por que ir

Conhecida como o Caribe Brasileiro, Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro e conta com duas badaladas cidades na vizinhança: Búzios e Cabo Frio. Município de aproximadamente 30 mil habitantes suas praias são consideradas umas das mais belas do Brasil.  Mar e lagoas azuis turquesa e transparentes, areias brancas e mirantes, formam um ambiente com paisagens de tirar o fôlego de qualquer um.

Só a experiência de estar em contato com tartarugas marinhas, golfinhos e baleias já valem a viagem.

Vida marinha

Um raro fenômeno chamado ressurgência dá a superfície da região águas riquíssimas em alimentos atraindo um grande número de vida marinha. Assim, é muito fácil avistar vários animais livres na natureza. Golfinhos, baleias, lulas, arraias, tartarugas e outros diversos animais vivem nas ilhas, praias e grutas da cidade.

Onde comer

Outro ponto que atraí os visitantes é em relação aos valores de alimentação e hospedagem. Os preços são bem mais acessíveis que as tarifas dos arredores. As pousadas e restaurantes não são luxuosas, mas são muito confortáveis e os pratos deliciosos. Frutos do mar e peixes frescos são os pontos marcantes de Arraial.

O que fazer em Arraial do Cabo

A cidade é o local ideal para relaxar, fazer trilhas, passeios de barco, mergulhos, ou seja curtir ao máximo suas praias e as belezas da natureza.

As águas transparentes e a intensa vida marinha fazem de Arraial uma das melhores regiões para se mergulhar no Brasil. Seja de snorkeling ou de profundidade a prática é considerada de altíssima qualidade, chegando a ser comparada com o mergulho de Fernando de Noronha.

O bom é que a região é ideal para leigos e mergulhadores profissionais. Para os marinheiros de primeira viagem, o local dá a chance de sentir o oceano através do mergulho de batismo.

São oito principais praias ao redor de Arraial, somando 35 quilômetros de paisagens paradisíacas. São elas: Praia dos Anjos, Praia Brava, Praia do Farol, Praia do Forno, Praia Grande, Praia do Pontal, Prainha e As Prainhas do Pontal do Atalaia.

Aparentemente, são poucas praias, porém, não será nada fácil sair de cada uma dela após conhece-las. Pensando nisso, o ideal é visitar uma praia por dia, assim você terá bastante tempo para conhecer e curtir cada uma.

Em Arraial tem praias para todos os estilos de turistas, praia deserta ou badalada, praia comprida ou bem pequena, praia com onda ou piscina, praia para mergulho ou com mirante. O que não falta são opções e praias com um cenário deslumbrante.

Praia do Farol

A Praia do Farol é considerada a praia mais bela de Arraial do Cabo e já foi eleita por publicações como a praia mais perfeita do país. Com uma área de aproximadamente mil metros de extensão ela possui um cenário de tirar o fôlego: areias finas e brancas, mar calmo e de coloração azul turquesa.

Situada na Ilha do Farol, seu acesso só pode ser feito por barco e para chegar até lá é necessário a autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreiram, já que a praia faz parte de uma área de reserva ambiental.  A maioria das embarcações da região possuem a documentação de autorização e fazem o trajeto com os visitantes diariamente.

Prainha do Atalaia

A prainha é um ponto turístico que não pode faltar no roteiro de nenhum visitante. A maioria dos passeios de barco passam pela praia, só que se você puder não deixe de fazer a visita chegando por terra.

Para chegar até a praia é preciso passar pelo Residencial Pontal do Atalaia e depois se orientar pelas placas. Você vai pegar estrada de terra e chegará na escadaria que dará o acesso até a praia. No caminho poderá desfrutar das belezas da natureza e tirar belas fotografias.

A praia é calma, águas limpas e de uma coloração diferenciada. Uma boa pedida é sair de lá ao entardecer para curtir a vista do pôr do sol do alto do Ponto que é deslumbrante!

Vale muito a pena desbravar as belezas do nosso Caribe Brasileiro! A P2P pode te oferecer passagens com excelentes preços e trocar suas milhas aéreas. Entre no site e confira!